- Verificar, com alguma frequência, os níveis de óleo do motor e dos travões, bem como o nível do líquido do radiador (50% anticongelante e 50% de água destilada ou, alternativa, anticongelante puro). Este líquido deve ser mudado de vez em quando, devido ao calcário acumulado. Não esquecer o líquido dos limpa-vidros...
- Verificar também o estado das correias do alternador e da distribuição.
- Em viaturas mais velhas, é essencial utilizar um produto de limpeza no depósito de combustível, de forma a limpar as vias de admissão. O LIQUI MOLY é, por exemplo, um excelente produto para minimizar o consumo de óleo, o ruído e as folgas em motores já bastante rodados.
- Como indicativo, não se deve ultrapassar as 3 000 / 3 500 r.p.m. entre cada mudança de velocidade.
-Cuidados a ter no arranque a frio e com a imobilização dos propulsores: esperar pelo menos um minuto antes de arrancar e não atingir rotações altas, com particular cuidado no caso dos motores turbo-diesel, em que não se deve desligar logo o mesmo de seguida à paragem após algumas horas de utilização.
- Ao pôr o motor em funcionamento, carregar no pedal de embraiagem, para evitar mais esforço no motor de arranque.
- Ao colocar a viatura a trabalhar, deverá ter-se em conta o seguinte: rodar meia chave até as luzes do painel de instrumentos (injecção, pressão de óleo, airbags, etc.) estarem completamente apagadas e, só depois, colocar o motor em funcionamento.
- Evitar o recurso constante à embreagem e ao travão, bem como acelerações desnecessárias e o chamado "prego a fundo".
- Realizar a manutenção programada no manual de instruções da viatura.
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